Total de visualizações de página

terça-feira, 16 de novembro de 2010

TÓPICO FRASAL NA INTRODUÇÃO

O TÓPICO FRASAL É UMA FRASE ATRAENTE QUE AJUDE AO LEITOR CONTINUAR A LEITURA.

TEMA PROPOSTO: A MODERNIDADE TEM INIBIDO A CAPACIDADE AFETIVA DO HOMEM, ABRINDO UMA PERSPECTIVA PARA O CAOS.

PRIMEIRO PASSO: ENTENDER O TEMA PROPOSTO;
SEGUNDO PASSO: PÔR O TÓPICO FRASAL PARA DEPOIS COLOCAR AS IDÉIAS SECUNDÁRIAS.
TERCEIRO PASSO: DESENVOLVER O PARÁGRAFO.

Parágrafo Introdutório
com base no tema:
A sociedade moderna, marcada por uma robotização sem precedentes, tem atingido o homem, mais diretamente, em sua capacidade de produzir afetos. Isso o alcança em seu caráter pessoal e coletivo, comprometendo o equilíbrio da espécie. Chegou um tempo, portanto, em que amar é a prioridade das prioridades.
Comentário:
A “Frase-Guia” problematiza a questão. Está claro, aí, que a robotização é causa da inibição afetiva (da incapacidade de o homem produzir afetos: amar). Em seguida apresenta uma conseqüência e a possível solução: o exercício do amor como prioridade máxima.
Aí está, então, o roteiro do texto. É sobre esses aspectos que ele vai discorrer. Todo o trabalho dissertativo decorrerá do Parágrafo Introdutório que deve ser composto de um Tópico Frasal (Frase-Guia) e seus elementos.
TEMA PROPOSTO: A MORAL
        A função da moral é garantir o funcionamento, a estabilidade da vida em sociedade e a possibilidade de melhorá-la.Ora, como as necessidades sociais variam no tempo e no espaço, as normas morais também sofrem mudanças. Os antigos gregos, por exemplo, sacrificavam as crianças deficientes. Para eles, tal procedimento não era imoral, uma vez que os deficientes não correspondiam ao ideal de homem grego.

TÓPICO FRASAL: A FUNÇÃO DA MORAL É GARANTIR O FUNCIONAMENTO, A ESTABILIDADE DA VIDA EM SOCIEDADE E A POSSIBILIDADE DE MELHÓRÁ-LA.
IDÉIAS SECUNDÁRIAS: ORA, COMO AS NECESSIDADES SOCIAIS...

O QUE É INTRODUÇÃO: INTRODUZIR É LEVAR AO LEITOR PARA O PRÓXIMO PARÁGRAFO, ESTE O LEVARÁ ATÉ CONCLUSÃO.
UMA INTRODUÇÃO TEM TRÊS MOMENTOS: 
PRIMEIRO MOMENTO: TÓPICO FRASAL
SEGUNDO MOMENTO: JUSTIFICATIVA
TERCEIRO MOMENTO: CONCLUSÃO.
OBSERVAÇÃO: ESTES MOMENTOS SÓ SE USA NA INTRODUÇÃO.

TEMA PROPOSTO: DOAÇÃO DE ÓRGÃOS
     O avanço da ciência beneficiou a sociedade e permitiu-lhe, por meio da doação de órgãos, que o sentimento de solidariedade e de amor ao próximo fosse praticado com maior intensidade nos últimos dez anos, porquanto o tranplante tornou-se uma prática simples e espontânea, oferecendo esperanças a quem perecia de alguma deficiência.



Um comentário: